sábado, 27 de março de 2010

O encontro

O encontro - Juízes 6. 12.
“Então, o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.”

A expressão acima registra um dos fatos mais maravilhosos da bíblia. O encontro entre Gideão e o Anjo do Senhor. Esse encontro marca o inicio de profundas mudanças, tanto na vida de Gideão, quanto na nação de Israel. Outras pessoas também tiveram encontros tremendos com Deus, e esses encontros mudaram não só suas vidas, como também a história de seu tempo. Encontros entre o humano e o divino, continuam acontecendo ainda hoje. O curioso, é que os encontros geralmente acontecem nos momentos de crise, nas horas mais difíceis, nos momentos que mais precisamos. Foi assim com Gideão, com Moises, com Josué, com Isaias e tantos outros, inclusive comigo e com você. Se você ainda não teve um encontro assim, faço votos para que tenha o mais rápido possível.
O Encontro revela duas óticas: a humana, e a divina.
A ótica humana geralmente é pessimista. “O Senhor nos desamparou...” Jz 6. 13b. Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso? Jz 6. 13a. Assim como Gideão não conseguia acreditar que Deus estava com ele, porque estava vivendo um momento muito ruim; estava em crise, estava na tribulação. Assim somos nós, quando as coisas parecem piores, pensamos que Deus nos desamparou. A ótica humana geralmente é míope, só enxerga o possível, o que os olhos podem ver. A ótica divina é o oposto; ela é otimista, tem amplitude dos fatos, vê as coisas antes mesmo que aconteçam, vê o que ninguém vê. Quando o anjo chegou perto de Gideão, ele disse: “O Senhor é contigo homem valente” Jz.6. 12. Deus vê em nós, o que nós mesmos, não conseguimos ver; Ele vê bravura, onde vemos falta de coragem, Ele vê força, onde vemos fraqueza, Ele vê possibilidade, onde vemos impossibilidade, Ele vê esperança, onde vemos desesperança. Deus deseja mudar sua forma de ver as coisas.
O encontro nos encoraja. Deus revelou a Gideão que ele venceria os inimigos, e que através de dele, o Senhor daria vitória ao povo; livraria a nação da opressão dos midianitas. Mesmo Gideão não acreditando, Deus falou a ele, “vai nessa tua força” Jz. 6. 14. Sempre que nos encontramos com Deus, Ele nos encoraja a enfrentar as situações ao invés de fugir delas.
O Encontro nos faz crer no impossível e no improvável. Quando começamos a acreditar nas promessas de Deus, e nos comportamos como vencedores em Jesus Cristo, nosso coração se enche de paz. Quando cremos, e nos apossamos das promessas, um otimismo enche a nossa vida. A paz de Deus que excede a todo entendimento preenche o nosso coração e uma certeza da vitória consola nossa alma. O que Gideão não sabia, e não conseguia enxergar; era: “porque Eu estou contigo, ferirás os inimigos como se fosse um só homem Jz. 6. 16. Não temas, não morrerás Jz. 6. 23b. Creia e vencerás.
Seja Sal, Seja Luz, Seja Reflexo de Jesus.

Seu pastor e amigo,
Revdo. Wander Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário